quarta-feira, 1 de maio de 2013

Terra, Ar, Água e Fogo - Os 4 elementos da natureza e a Terapia Floral



 


Ao se observar o nascimento e o desenvolvimento de uma planta, vê-se que ela necessita dos 4 elementos para sua vitalidade.


Terra: onde a planta se apoia para o crescimento e de onde retira nutrientes.

Ar: com o qual a planta faz suas trocas gasosas, ao qual se expõe a essência.

Água: vital para a vida da planta, faz trocas gasosas, ao qual se expõe a essência.

Fogo: está na energia solar necessária para a vida da planta; é pela luz solar que a água recebe as vibrações específicas de cada flor, ou pelo fogo no método de fervura.

As essências florais,  envolvem esses quatro elementos no intuito de trazer ao Ser, o  reequilíbrio de energia.
                                                             ......................

Dentro de cada ser os 4 elementos existem de forma complementar. Ao pararmos e ouvirmos o que o nosso corpo tem a dizer podemos sentir até o nível da vibração desses elementos.

O elemento Água está relacionado às nossas emoções, ao nosso fluxo de energia. A falta de água traz: insensibilidade à nível emocional para compreender o outro e a si mesmo, dificuldade em expressar sentimentos.

A Terra já está relacionada com a saúde do corpo físico, refletindo nossas escolhas na alimentação e na prática de exercícios físicos. A falta de terra: dificuldade em lidar com lado prático e material, em manter reservas financeiras, estruturar-se, falta de resistência e perde contato com a realidade facilmente.

Através do elemento Fogo nos ligamos à nossa força espiritual e determinação. Se o fogo interno está baixo o desanimo aparece. Na falta do foto: apatia, falta de energia, sentir muito frio, não se arriscar, falta de coragem.

No Ar, respiração e mente se unem num ato de purificação e de despertar de novos planos mentais. Falta de ar: problemas na comunicação, discernimento, falta de interesse por novidades e informações, dificuldade em criar.
                                                                ......................
Tenha uma vida útil como os quatro elementos da natureza.
E disse o mestre:
– Seja como os quatro elementos essenciais da natureza.
– Seja terra – a terra recebe os dejetos de homens e animais, e não é perturbada por isto; muito pelo contrário, transforma as impurezas em adubo, e fertiliza o campo.
– Seja água – a água limpa a si mesma, e limpa tudo aquilo que toca. Seja água em torrente.
– Seja fogo – o fogo faz a madeira podre transformar-se em luz e calor. Seja o fogo que queima e purifica.
– Seja vento – o vento espalha as sementes sobre a terra, faz o fogo arder com mais brilho, empurra as nuvens para que a água caia sobre todos os homens.
Se você tiver a paciência da terra, a pureza da água, a força do fogo, e a justiça do vento, você está livre. E fará um grande bem à toda humanidade.
                                                              ...................... 

Esse texto não é de minha autoria. Fiz aí uma união com partes que fui recebendo em épocas diferentes.
Foi interessante pra mim tê-los assim reunidos e assim compartilho com vocês, sem esquecer de agradecer aos verdadeiros autores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário