quarta-feira, 15 de maio de 2019

VOLUNTARIADO TERAPIA FLORAL DARCI B FERNANDES




VOLUNTARIADO TERAPIA FLORAL
DARCI B FERNANDES
Professora de Terapia Floral/Terapeuta Integrativa

Nossa saúde física depende do nosso modo de pensar, dos nossos sentimentos e emoções.” (Edward Bach)




INTRODUÇÃO

O trabalho foi realizado nas tardes de segunda feira, no período de 14 às 17hs, durante os anos de 2008 à 2018, na função de Terapeuta Floral.



OBJETIVO


Utilização de compostos florais como apoio a usuários do serviço de saúde, no intuito de promover a estabilidade emocional perante as demandas do cotidiano.



METODOLOGIA


O trabalho efetuado pela Terapeuta Floral destinou-se  ao acolhimento,  escuta e orientação de essências florais tendo como base a queixa emocional.



Essências florais são extratos líquidos naturais e altamente diluídos de flores, plantas e arbustos, que se destinam ao equilíbrio dos problemas emocionais.
O objetivo da terapia floral  é a re-harmonização (conceito que equivale a “reordenação”, “reparação”, “restauração”, “restabelecimento”) de potenciais psicológicos ou padrões de comportamento distorcidos, buscando consciência plena do seu mundo interior e exterior.
A terapia floral  recebe o aval da Organização Mundial de Saúde (OMS) que assim se pronuncia: “Cada remédio floral trata uma determinada pessoa e uma condição particular. O uso de todos estes remédios (essências florais) está amplamente distribuído pelo mundo em uma pequena escala. Eles são excelentes para o autocuidado, sendo totalmente sem efeitos colaterais e não oferecem perigo caso um remédio errado seja prescrito.”
(HAW Forbes, Selected Individual Therapies em Bannerman ET AL. Tradicional Medicine and Health Care Coverage. Word Halth Organizationm – OMS 1983)
Em março de 2018 o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de 10 novas Práticas Integrativas e Complementares para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a Terapia Floral!



As queixas
Entre as queixas principais das mulheres: questões de irritabilidade, ansiedade, estados depressivos, dificuldades de adaptação ao período da menopausa, falta de propósito de vida após fim de casamento, viuvez ou desemprego, dores físicas recorrentes.
Em crianças, as queixas apresentadas pelas mães no acompanhamento de seus filhos à entrevista floral: estados de agitação, medo, compulsão alimentar, dificuldade de relacionamento interpessoal, ausência de concentração e foco causando dificuldade de aprendizado.
Quanto aos homens, as queixas comuns foram : ansiedade generalizada, dificuldade em lidar com desemprego, AVC precoce (vários casos), doenças mentais (encaminhamentos Caps) e dores físicas sugerindo acúmulo de stress.




Os Sistemas Florais orientados
Foram orientados  para a formulação dos compostos florais as essências dos sistemas Bach, Minas, Saint Germain e Califórnia
Essências e fórmulas mais usadas nesse trabalho:



Fórmulas Compostas:
Rescue (Bach)/ Emergencial (SG)/ Buquê 9 Flores (Minas)
Fórmulas Calmim -/Feminalis/Guttagnello (Minas)
Fórmula de Proteção/ Estudante/ Bom Sono (SG)




As essências: 
Impatiens/Aspen/Cherry Plum/Vervain/Walnut/Gorse/Clematis
Chesnut Bud/Honeysuckle/Mimulus/Olive (Sistema Bach)
Basilicum/Bipinatus/Taraxacum/Sálvia/Mirabilis/Zinnia/Momordica/Rosa Canina/Sempervium/Tagetes (Sistema Minas)
Goiaba/Ipê Roxo/Cidreira/Melissa/Arnica Silvestre/Limão/Allium/Begônia/Piper/Varus/Vitória (Sistema Saint Germain)
Bleending Heart/Self Heal/ Chamomile/Yarrow (Sistema Califórnia)




RESULTADO/CONCLUSÃO
Média de 6 atendimentos por período resultando em 24 ao mês e 288 ao ano, incluindo os retornos bimestrais.
Entre 2008 e 2016 o trabalho foi desenvolvido no Centro de Terapias Naturais Guarulhos – Fundo Social de Solidariedade – Prefeitura de Guarulhos
Nos anos de 2017 e 2018 o trabalho foi desenvolvido no Cempics (Centro de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde) – Secretaria da Saúde – Prefeitura de Guarulhos
No acompanhamento terapêutico com as essências florais, observamos um ganho na qualidade de vida das pessoas atendidas que apresentaram relatos de redução na percepção de dores, diminuição da ansiedade e irritabilidade, melhoria na qualidade de sono e memória e também nos relacionamentos afetivos e profissional, além de visível melhora no estado de ânimo e vitalidade.
As essências florais facilitaram a diminuição no impacto da energia gerada pelos sintomas físicos apresentados por cada um, através de uma outra percepção do sofrimento emocional , pois o paciente passa a entender e aceitar com serenidade os desafios apresentados pela vida e assim direciona com assertividade suas decisões e atitudes.
Concluiu se que, com o uso dos compostos florais, os atendidos apresentaram uma visível melhora no estado geral de equilíbrio e adequação perante os diversos desafios apresentados pelo cotidiano, propiciando uma melhor qualidade de vida através do bem estar e equilíbrio emocional.




Além dos atendimentos semanais, foi realizado o projeto em equipe: “Nutrir e Florir” , no sistema “ambulatório mensal de terapia floral” no período de junho 2012 a março de 2016, com uma média inicial de 12 atendimentos/dia e terminando com a média de 30 atendimentos/dia.


Foram realizadas também nesse trabalho de voluntariado , 9 turmas do  “Workshop Terapia Floral Primeiros Passos”  com um  total de 146 participantes .


CONCLUSÃO PESSOAL:
O trabalho voluntário que desenvolvi teve o caráter de gratuidade no sentido financeiro mas com plena certeza, contribuiu de forma grandiosa para minha experiência profissional e humana favorecendo de forma especial e única,  meu crescimento pessoal e evolutivo! 

(Darci B Fernandes)



Referências: 
Cursos Florais Bach (Instituto Bach) – Florais de Minas (vários) – Florais Saint Germain (vários)Florais Californianos ( Blosson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário